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quarta-feira, 14 de abril de 2010

O que as crianças nos contam


"Insitirei um pouco sobre a importância das contribuições do Instituto Emmi Pikler-Lóczy, em Budapeste. 
(...) Uma enorme atenção é dispensada nos momentos de encontro com cada criança, na ocasião dos cuidados dirigidos a ela, na alimentação e nas trocas de fraldas, por exemplo. mas entre esses momentos- nos quais a cuidadora intervém certamente pela qualidade de sua presença ( via sua função continência,sua função de verbalização e sua função transformadora no sentido bioniano do termo) - a criança vive momentos de atividade livre cuja a função é também importante. 
Não se trata de deixar a criança só, como alguns puderam acreditar. Trata-se ao contrário, de deixar a criança, ou essas crianças,, ao lado desse adulto, porém sem relação direta com ele, que se encarrega nesse momento de outra criança. Durante esse momentos de atividade livre, é de fato muito impressionante e emocionante ver a criança se lançar em um verdadeiro trabalho psíquico:tudo se passa como se ela tentasse, apoiando-se nas lembranças do recente encontro com adulto, simbolizar ou pré-simbolizar esses restos mnésicos através da manipulação dos objetos colocados à sua disposição, ou até mesmo de seu próprio corpo"

B. Golse. (2003) Sobre a Psicoterapia Pais-Bebês: narratividade, filiação e transmissão. São Paulo: Casa do Psicólogo.( Coleção 1˚Infancia)

domingo, 11 de abril de 2010

Movimento. Encontro. Brincar.



Uma seleção de  fotos  ilustra a prática Pikler-Lóczy que fez parte de uma exposição em Lausanne, na Suiça para celebrar o centenário do nascimento de Emmi Pikler, em 2002. 
As fotos estão disponíveis na internet no link : http://www.clac.ch/All%20Tobler/Tobler%20social/Enfants%20Loczy/neue_seite_1.htm


L'Association Emmi Pikler-Lóczy (Lausanne) Pour une pédagogie de la petite enfance
(fondée en 1993)

sábado, 10 de abril de 2010

"Práticas de cuidado na primeira infancia: A experiência Pikler Lóczy " em São Paulo






" Práticas de cuidado na primeira infancia: A experiência Pikler-Lóczy"

A experiência de Lóczy agrega várias temáticas convergentes para a experiência da primeira infância e entrelaça temas referentes a psicologia, pedagogia e psicomotricidade. A prática criada no Instituto Lóczy em Budapeste, na Hungria, privilegia alguns temas fundamentais para o trabalho com crianças e bebês: autonomia, profissionalização dos cuidados, participação da criança no cuidado com o seu corpo são alguns dos tópicos que podem ser discutidos a partir dos vídeos do Instituto Pikler-Lóczy.
Isso nos anima a pensar a reinvenção da própria instituição (creche, escola, abrigo, etc.) que tem sob sua responsabilidade o cuidado com bebês e criança pequenas. E desafia-nos a pensar, também, na intervenção doméstica – privada – que, em muitas situações, segue entendendo as crianças pequenininhas como seres inertes, meros objetos de higienização e alimentação que “mais tarde despertarão”. 


Data: 03/05/2010
Horário: 18h45 às 21h45
Local: Rua Bartira, 580- São Paulo
Tel.: (011) 3864- 8201
Investimento: R$ 30,00
Vagas Limitadas

Rita Góes Bezerra de Moraes (CRP 05/32440) é formada em Psicologia pela PUC-Rio. Em 2007 concluiu em Paris um “Master Recherche” em Desenvolvimento da Criança (Universidade Paris 13) e um curso de extensão em Psiquiatria Infantil (Universidade Paris V). Desde de 2007 coordena um grupo de estudos em torno das “Práticas de cuidado da primeira infância: a experiência  Pikler-Lóczy”. Atualmente é mestranda do Programa de Saúde Coletiva, no Instituto de Medicina Social da UERJ. Trabalha igualmente na ONG Casa da Árvore e coordena um curso para babás.